Publicado em Deixe um comentário

Você sabe o que é rodízio de brinquedos?

É uma técnica montessoriana de revezamento e organização de brinquedos, que além de ser aplicada em sala de aula pode ser aplicada em casa.

Fazer o rodízio com brinquedos ajuda tanto na organização da casa quanto na disciplina dos pequenos.

A ideia é focar em poucos estímulos de cada vez, otimizando a concentração e incrementando o interesse da criança por determinado brinquedo ou objeto.

Como fazer o rodízio?

Primeiramente observe a criança, seus interesses e gosto; separe um canto da casa onde a criança possa brincar (cantinho da brincadeira), use estantes ou até mesmo organize no chão um cantinho para colocar os brinquedos, onde tudo possa estar ao alcance dela.  A ideia é deixar o mínimo de brinquedos possível, e a cada dia você vai observando a criança; e quando perceber que ela perdeu algum interesse você troca o brinquedo por outro.

Resumindo se a criança tem um número x de brinquedos, deixe a disposição só a metade ou até um pouco menos e conforme ela vai perdendo o interesse você vai fazendo a troca pelos brinquedos que estavam guardados.

Lembrando que além dos brinquedos você pode fazer o rodízio com os livros infantis também. Sendo assim, você consegue trabalhar o consumo consciente, valorizar o que se tem e principalmente manter a organização do ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.